Casa retrô na medida

Texto Léo Marques | Fotos Sidney Doll e Adriana Barbosa

Peças de outros tempos podem trazer boas lembranças, além de designs clássicos e atemporais. Mas saber dosar o quanto de retrô dá para colocar em casa é crucial para que ela não pareça um museu. Esses dois projetos equilibram bem várias épocas. Confira!

Em cores e móveisUma das blogueiras de decoração mais conhecidas do País, Viviane Pontes (d♥), soube dosar bem o antigo e o novo na hora de montar seu apartamento no Rio de Janeiro. Os móveis garimpados em lojas de antiguidades e de clássicos do design trouxeram à sala formas e cores que nos remetem ao passado, como a cadeira Eames na cor azul-clara ou mesmo a cristaleira em formato de bufê. 
As molduras dos quadros também contribuem para o universo retrô do ambiente. Note que alguns trazem molduras rococó e outros, lisas.


Sempre mescle um estilo retrô com elementos contemporâneos. Dessa forma, sua casa não terá uma atmosfera pesada. Essa mistura serve também para suavizar a aparência do ambiente.

Projeto, Viviane Pontes; cadeira, New Look Design; sofá, Rio Decor; almofadadas Alice do Cordel, com ilustrações de Mayra Magalhães.


Aconchego dos velhos tempos
As referências a épocas passadas estão em várias partes desta cozinha projetada pelo Ateliê Urbano. Elas vão desde o piso de ladrilho hidráulico até as cadeiras da mesa de almoço e a cristaleira da bisavó herdada pela proprietária, reforçando ainda mais essa atmosfera.

O toque final veio da pia de cimento queimado fechada com cortininha. As prateleiras livres e o pendente de aço inox deram uma contribuição mais contemporânea ao espaço, equilibrando as propostas.


Na prateleira mais alta, a coleção de latinhas e garrafas também contribuem com a atmosfera retrô do ambiente.

Projeto e execução, Ateliê Urbano; prateleiras, Marcenaria Lira; mesa de madeira, Depósito Santa Fé; cadeiras, Tok&Stok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário