Seu bebê está chegando? Confira algumas dicas de segurança para os pequenos

Seu bebê está para chegar e você pensou em quase tudo, enxoval, chá de fraldas, berço, mas é bom lembrar que mais um morador está chegando e os preparativos não se resumem ao quarto.


Quinas de móveis, tomadas elétricas, pisos escorregadios... Elemento de decoração e arquitetura podem ser perigosos em casas com crianças pequenas, isso também vale para idosos, mas o assunto hoje são os pequenos. Por isso, vale a pena elaborar um bom projeto de arquitetura e buscar um profissional é o primeiro passo, pois o projeto deve envolver bem mais que o estilo do quarto e os aspectos visuais e estéticos. É preciso pensar em cada detalhe de forma que os pequenos sejam recebidos em um ambiente próximo do ideal, aconchegante, espaçoso e com estilo inconfundível, mas isso não pode ser conquistado se abrirmos mão de itens de segurança e praticidade no dia a dia.
Confira algumas dicas...
Quebrando paradigmas
É só falarmos em quarto de bebê e o que nos vem à mente? babados, tons pastel, e bonequinhas, principalmente quando se trata de uma menina. No entanto, são cada vez mais raros, esses itens, em decorações modernas e vocês podem conferir um exemplo dessa decoração no Quarto do Álef, publicado nesse mesmo blog. É importante ressaltar que não há regras inquebráveis, não existe um manual de decoração ideal do quarto do seu bebê, a personalidade e o gosto dos papais sempre são levados em consideração, portanto, se você é uma admiradora do estilo romântico na decoração dos quartos de bebê, repasse sua ideia ao profissional que você contratar e ele irá retratá-la no ambiente.
O mais importante, além da decoração é criar um ambiente funcional que atenda as necessidades da criança, com espaços separados, mesmo que não seja fisicamente, para dormir, brincar, trocar de roupa. Não deixe a limitação das paredes, limitar suas ideias, mesmo em pequenas áreas é possível delimitar os espaços do ambiente, através da disposição do mobiliário, tapetes, almofadas.


Menos é mais, mais é menos 
Quanto mais objetos, menos espaço para os brinquedos, que devem ser prioridade. Eles enfeitam o ambiente e passam um pouco da personalidade da criança, além de acrescentar cor e vida suficientes à decoração. Muitos móveis também podem inchar o ambiente de forma que não sobrará espaço para a criança brincar.

Muitos brinquedos não podem atrapalhar na organização do quarto? Na hora de organizar os brinquedos o projeto também fará muita diferença, caixas com rodízios, nichos nas paredes, baús, são soluções para manter o quarto sempre organizado e bem decorado.


Ações de segurança
Você já deve ter escutado a frase: “criança cega”. Diante disso, ações de segurança devem ser minuciosamente estudadas de forma, que os pequenos estejam a salvo nos momentos em que os papais estiverem distraídos. Antes de tudo, é preciso pensar em cada detalhe para manter os pequenos longe dos perigos domésticos. Tomadas devem ser protegidas e móveis com quinas perigosas devem ser descartados. Se seu uso for imprescindível, cubra os cantos com protetores de silicone. Atenção para os móveis com grades, principalmente berços, devem ser evitados espaços em que a cabeça das crianças possam ficar presas. Itens de decoração, que possam ser derrubados, quebrados, também devem ser evitados.

Quem mora em apartamento já deve saber que precisa colocar redes de proteção nas janelas e varandas. Sabemos que essas telas geralmente não se integram a decoração, portanto, dê preferência para uso da tela na cor preta, que na maioria do tempo fica camuflada. A manutenção dessas telas é essencial, por ficarem expostas acumulam toda sujeira e poluição do ar e a ultima coisa que você vai querer é seu bebê tendo contato direto com essas impurezas.

Cuidado com as cortinas
Criança, canetas, molhos e tecidos é uma combinação que geralmente não termina bem. Portanto, os tecidos de cortinas e estofados devem ser impermeabilizados, para o caso dos estofados pode-se usar capas, que podem ser lavadas e trocadas com maior frequência. No mais, é tentar segurar seu bebê e eliminar alguns itens dessa combinação quando você não estiver presente.
A escolha dos tecidos é peça importante na decoração, pois além do conforto a saúde das crianças também estará envolvida. A estampa do tecido é o menos importante, pode ser liso, listrado, floral, mas em todos os casos use sempre tecidos 100% algodão, principalmente para as peças mais usadas, como edredons, almofadas e jogos de lençol. Travesseiros, pelúcias também são produtos que devem ser adquiridos com cuidado, prefira produtos antialérgicos.
 Pisos e paredes
Quando se trata de piso para casas com crianças, a madeira é quase unanimidade entre os profissionais especializados. Isso porque fica bonito e facilita a limpeza, além de aquecer o ambiente. Uma ótima alternativa são os pisos vinílicos, por não ter juntas aparentes e sua baixa taxa de permeabilidade é um produto que acumula pouquíssima sujeira. 
Fuja do carpete, mesmo os produtos antialérgicos e laváveis não vão proporcionar ao seu bebê a limpeza ideal, a sujeira ficará escondida, a poeira ficará acumulada antes que você perceba. Nos casos em que não dá pra mudar o piso, faça uso de tapetes soltos a grande diferença para o carpete é que você pode programar a limpeza da peça em períodos regulares. 
E nas paredes? Quanto menos inventar melhor. As crianças vão sempre sujar as paredes mesmo que por brincadeira. Para minimizar esse problema, você pode criar um espaço dedicado para as “artes” do seu bebê? Outra solução é o uso de laminados nas paredes e de tintas laváveis, isso minimizará os estragos. 
Qualquer dúvida, não hesite, procure seu arquiteto ele terá sempre uma solução para seu ambiente.
Matéria inspirada na publicação de Vanessa Lima, do site Casa e Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário