Projetos integrados reduzem custos

Sugestão do projetista de elétrica na arquitetura levou a redução significativa no consumo de materiais elétricos e consequente barateamento de custos
Por Pâmela Reis


Uma das formas de reduzir os custos da obra por meio do projeto é aumentar a integração dos diversos projetistas durante a fase de concepção do empreendimento, permitindo que os profissionais de outras disciplinas colaborem com as decisões da arquitetura. Foi o que aconteceu num edifício comercial de São Paulo, composto por 25 pavimentos com 12 escritórios cada e área construída de aproximadamente 30 mil m².
No projeto original - representado pelo desenho A - a área técnica do pavimento-tipo, onde passariam as prumadas elétricas, ficava do lado direito da planta, enquanto a cabine de barramento, onde se originam os circuitos de alimentação elétrica, ficava na extremidade esquerda. A equipe da Tesis, empresa de engenharia de sistemas prediais, sugeriu então que os arquitetos espelhassem o pavimento-tipo para aproximar a cabine de barramento da prumada, segundo relata Humberto Farina, sócio-gestor da empresa.
A mudança está ilustrada no desenho B e diminuiu em cerca de 30 m o percurso do barramento blindado no térreo, que seria necessário inicialmente para ligar a cabine às prumadas. "Houve economia de 10% a 15% no custo total de material elétrico, já que os componentes que ficam mais próximos à entrada de energia têm o maior custo específico do sistema", explica Farina.
Humberto Farina comenta que falta aos projetistas mais proatividade para ­sugerir determinadas soluções à arquitetura. "Situações como essa são muito frequentes e apontam para a necessidade da maior participação da engenharia de sistemas prediais nas fases de concepção do empreendimento, antes dos processos ­legais e do lançamento dos produtos acontecerem", conclui.

Alteração na posição da prumada exigiu leves mudanças no projeto de arquitetura, mas aproximou shaft da cabine de barramento e propiciou economia entre 10% e 15% no custo total do material elétrico



Matéria publicada na Revista Construção e Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário