A cada 10 mil km rodados você leva seu carro à revisão. E na sua casa, quando foi a última revisão?

Casa precisa de manutenção, principalmente nos itens ocultos.



Fazer a manutenção periódica do apartamento ou da casa é essencial para que o imóvel acolha confortavelmente sua família. É também uma forma de manter a valorização do seu imóvel, com o decorrer dos anos de uso.

No caso de imóveis novos, antes de qualquer procedimento de manutenção é imprescindível consultar o manual do proprietário, que é entregue pela construtora, junto com as chaves.

Quando se trata de imóveis antigos – construídos há dez ou mais anos, é complicado obter o acesso às informações sobre as estruturas e a rede hidráulica, por exemplo, mas a presença de um profissional qualificado ou empresa especialista, pode evitar que a simples colocação de um prego traga um transtorno importante, como furar o cano condutor de água.

Nos casos de reforma de imóveis antigos, cujos manuais se perderam ou jamais existiram, o profissional da construção – empreiteiro de obras, engenheiro, arquiteto, tem conhecimento para identificar quais os pontos críticos do imóvel, e assim evitar que alterações numa parede prejudiquem a estrutura, ou danifiquem os condutores hidráulicos e elétricos.

Na entrega de um imóvel pelo construtor, o proprietário recebe o manual com informações importantes sobre o bem que acaba de adquirir, em muitos casos, para toda a vida. Trata-se de um documento técnico, com a especificação dos materiais utilizados no imóvel, dicas para a manutenção, planta baixa com marcação de paredes que não tem função estrutural, marcação de lugares onde não recomenda-se furos, mas mesmo assim alguns proprietários de imóveis ignoram o manual. Guarde o manual do seu imóvel com o mesmo cuidado que você guarda a garantia de sua TV, pois com ele em mãos muitos problemas serão evitados, diz Genilson Santos, diretor técnico da Oficina de Casas, empresa especializada em manutenção predial.

Assim como o manual do veículo, o manual do seu imóvel contem dicas preciosas, prazos de garantias dos materiais e sugestões de manutenção periódica, que conservarão seu lar sempre em bom estado. Abaixo seguem algumas dicas, dadas por Genilson, para a manutenção periódica do seu imóvel:
  • Caixa de gordura: limpe-a a cada três meses, retirando todo o material acumulado. Esse procedimento prevenirá possíveis entupimentos; 
  • Combate a incêndio: esses equipamentos merecem atenção especial e devem ser inspecionado a cada ano, conforme recomendação do Corpo de Bombeiros;
  • Pintura: programe o retoque no máximo a cada dois anos, principalmente em fachadas de edifícios, isso manterá a impermeabilidade das paredes externas, contra a ação de intempéries, sem falar na valorização do empreendimento, que será mantido sempre com aparência irretocável; Uma dica importante é sempre usar produtos de qualidade na pintura, pois esse é o típico caso onde o barato sai caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário