Na medida certa!

Em dias de apartamentos cada vez menores, os espaços devem ser aproveitados da melhor forma possível e nós da OBRAMESTRA resolvemos separar algumas dicas para auxiliar você na árdua tarefa de dimensionar seu mobiliário na medida certa, sem exageros.
Bancadas
No home office, a medida deve ficar entre 40 cm e 50 cm a fim de se ter espaço para movimentar papéis ao lado. Em uma estante, 35 cm. Já em uma penteadeira, 45 cm para adequar os diversos produtos com diferentes tipos de embalagens.
Se você estiver pensando em instalar a bancada paralela ao comprimento da cama, a largura mínima desse corredor, para se instalar uma cadeira deve ser 75 cm.
Cabideiro

Nos guarda-roupas a profundidade é algo muito importante, quando as portas forem de abrir, 55 cm são suficientes. Quando o modelo for com portas de correr, as medidas variam entre 65 cm e 70 cm, dependendo do fabricante.
A altura ideal dos cabideiros para casacos e vestidos deve ser de 2 m entre piso e cabideiro. Mas isso também depende da altura da pessoa. Se a estatura for baixa, o ideal fica entre 1,80 m a 1,85 m. Para camisas e blazers deve-se deixar livre entre 1,05 m e 1,10 m. Para saias, calças e blusinhas, valem de 85 cm a 90 cm. Já para vestidos e casacos longos, as medidas são de 1,30 m a 1,50 m. A parte de baixo geralmente é reservada para gavetas ou prateleiras.
Quanto as portas dos guarda-roupas, se forem de correr, não há com que se preocupar, pois a circulação não será prejudicada, mas se forem de abrir, a dica é fazer em uma medida sempre menor que a da circulação.

Sapateira
A profundidade ideal é  de 35 cm livres, no caso de prateleiras. Se o objetivo for colocar 2 pares – um atrás do outro – o ideal é 60 cm a 65 cm de interior de gaveta. Considerando o interior, com 35 cm e portas de correr, a profundidade deve ficar entre 42 cm e 43 cm. Com portas de abrir, as medidas variam entre 38 cm e 40 cm.
Quanto a altura, se o modelo for com prateleiras, deve-se considerar a altura dos braços. Se for retrátil ou com gavetas, o alcance até o sapato é comprometido já com 1,60 m, quando os compartimentos estiverem abertos.

Gavetas com divisórias
A profundidade ideal de uma gaveta, em geral é 50 cm. Para criar divisórias de roupas intimas a melhor opção é uma colmeia de 15 x 15 cm, para caber um sutiã de bojo, por exemplo. Para meias e lingeries, 10 x 10 cm são ideais.

Se ainda assim, houver alguma dúvida entre em contato com seu arquiteto ou design de interiores de confiança. Caso ainda não tenha entre em contato conosco, será um prazer auxiliá-lo na ambientação e dimensionamento do seu espaço




Nenhum comentário:

Postar um comentário