Reaproveitando sobras de canos PVC

Se existe um termo que hoje em dia está na moda, esse termo é "Desenvolvimento sustentável". Para alcançarmos esse nível de desenvolvimento não é fácil, tão pouco alcançaremos ele do dia para noite, mas tudo começa com uma mudança de conceito. Esse conceito consiste em valorizar a reciclagem e em dar novas utilizações a materiais. Para isso separamos algumas dicas para você copiar e se inspirar para suas criações:

Porta-bolsas ou cabide de parede

Terminou sua obra e restaram sobras das instalações hidro-sanitárias? Separamos algumas boas idéias extraídas do perfil Obras Sustentáveis.

A primeira ideia é usar as sobras de joelhos 90º de PVC e transformá-los em divertido suporte para bolsas. No passo a passo, primeiro você deve pintar os joelhos, aproveitando também as sobras de tintas, usando um pincel ou mergulhando os joelhos dentro da tinta, após a secagem da pintura, fixe-os à parede.



Divisória

Um material que sempre é encontrado em grande quantidade ao final das obras, são canos de PVC. Nessa divisória de banheiro, foram utilizados canos de esgoto de bitolas variadas. O primeiro passo é cortar todos os canos com o mesmo comprimento, sugerimos o mínimo de 15 cm para obtermos um bom apoio ao ser fixado ao piso. Depois de cortados, começa a parte divertida de colagem dos tubos, para isso utilize a própria cola para tubos e vá montando um mosaico misturando as diversas bitolas. Em seguida chegou a hora de fixá-lo no local desejado e para isso você pode usar cola tubos e também parafusos. É importante que a fixação ocorra no piso e na parede para evitar tombamento. Nesse banheiro foi mantida a cor natural dos tubos de esgoto, mas se o ambiente que pretende implantar a divisória já for predominantemente branco, abuse da ousadia pintando os tubos. Uma boa sugestão é cor amarela.
Expositor

Quer multiplicar o espaço de uma prateleira para expor sua coleção? Eis uma boa ideia, que também faz uso de sobras de tubos de esgoto. Para compor um expositor semelhante a esse, junte a sobra de tubos de esgoto de uma mesma bitola e que obviamente, tenha medida suficiente para receber os objetos da coleção, corte-os com o mesmo comprimento, use uma lixa para aparar as bordas e cole-os utilizando cola para tubos. Depois é só apoiar sobre uma prateleira ou bancada e expor sua coleção. Se sua ousadia permitir e dependendo dos objetos que serão expostos pintar os tubos é uma boa opção.



Porta-trecos

Um excelente porta-trecos é nossa última dica com tubos de esgoto. Por se tratar de composição pequena é possível confeccionar um porta-treco como esse com o mínimo de sobra de tubos e com bitolas diversas. O primeiro passo é cortar os canos com comprimentos variados, tentando estabelecer uma harmonia na composição. Para melhorar o acabamento, use uma lixa para aparar as bordas. Cole os tubos uns nos outros, se preferir, use adesivos ou tinta para personalizar seu porta-trecos.






2 comentários:

  1. Parabéns pela ideia, muito criativa *-*.
    Quem sabe adoto ela aqui em casa rsrs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Laís, acompanhe nosso perfil do Facebook, que constantemente tem postagens com ideias de reaproveitamento de material na decoração.

    Se precisar de ajuda na hora de fazer na sua casa, conte conosco.

    ResponderExcluir