Você já conviveu ou convive com alguém com problemas de mobilidade?...
Uma evolução no entendimento do conceito de acessibilidade, faz com que se passe a não restringir esse conceito somente aos «cadeirantes», na nova lei foram inclusos os idosos, as crianças, os deficientes visuais e auditivos, os obesos e pessoas com mobilidade reduzida temporária.
...permitir que os clientes ou cidadãos possam circular com segurança...
A produção arquitetonica, atualmente, não só respeita essas necessidades como também passou a ser promotora das adequações dos edifícios, melhorando os acessos, reformulando os ambientes sanitários e de circulação, conforme preconiza a legislação e as Normas Técnicas Brasileiras,
A garantia de acessibilidade esta prevista em lei e depende da eliminação de barreiras, principalmente em acessos, áreas de circulação horizontal e vertical (corredores, rampas e escadas), aberturas (portas e janelas), sanitários, vestiário, piscinas e mobiliários tais como telefones, balcões, bebedouros, etc.
É importante destacar que 14,5% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência (Visual, motora, auditiva, física ou mental). Outro dado relevante é a taxa de 8,5% da população brasileira com mais de 60 anos, e a previsão para 2050 é que os idosos representarão 21% da população (IBGE 2000).
O Decreto 5296 de 2004 determina que todos os edifícios de uso coletivo, público ou privados, e espaços urbanos se adaptem, a fim de apresentar todas as condições de acessibilidade.
O acesso a um restaurante, a uma padaria ou a um farmácia tem que ser para qualquer cidadão, que assim desejar ou precisar.
Permitir que todas as pessoas possam acessar qualquer ambiente privado ou publico, é uma obrigação legal e um compromisso social. Demanda a preocupação com a construção de uma sociedade democrática.
...permitir que os clientes ou cidadãos possam circular com segurança...
...utilizar o banheiro com ou sem auxílio, dependendo somente de sua capacidade motora...
...Sair e circular sem depender de ninguém ou correr riscos...
A proposta de uma arquitetura inclusiva é a missão da OBRAMESTRA arquitetura|design.
Nossas propostas de trabalho:
Adequação de ambiente às necessidades do ser humano com necessiadades especiais em ambientes residênciais.
Adequação de edificações comerciais ao que é definido em lei para ser um ambiente acessível.
Prepare-se para a copa de 2014, adequando seu ambiente de trabalho, de hospedagem ou seu restaurante para receber todos os turistas que virão.
As imagens são de autoria do livro
Nenhum comentário:
Postar um comentário