Seu bebê está chegando? Confira algumas dicas de segurança para os pequenos

Seu bebê está para chegar e você pensou em quase tudo, enxoval, chá de fraldas, berço, mas é bom lembrar que mais um morador está chegando e os preparativos não se resumem ao quarto.


Quinas de móveis, tomadas elétricas, pisos escorregadios... Elemento de decoração e arquitetura podem ser perigosos em casas com crianças pequenas, isso também vale para idosos, mas o assunto hoje são os pequenos. Por isso, vale a pena elaborar um bom projeto de arquitetura e buscar um profissional é o primeiro passo, pois o projeto deve envolver bem mais que o estilo do quarto e os aspectos visuais e estéticos. É preciso pensar em cada detalhe de forma que os pequenos sejam recebidos em um ambiente próximo do ideal, aconchegante, espaçoso e com estilo inconfundível, mas isso não pode ser conquistado se abrirmos mão de itens de segurança e praticidade no dia a dia.
Confira algumas dicas...
Quebrando paradigmas
É só falarmos em quarto de bebê e o que nos vem à mente? babados, tons pastel, e bonequinhas, principalmente quando se trata de uma menina. No entanto, são cada vez mais raros, esses itens, em decorações modernas e vocês podem conferir um exemplo dessa decoração no Quarto do Álef, publicado nesse mesmo blog. É importante ressaltar que não há regras inquebráveis, não existe um manual de decoração ideal do quarto do seu bebê, a personalidade e o gosto dos papais sempre são levados em consideração, portanto, se você é uma admiradora do estilo romântico na decoração dos quartos de bebê, repasse sua ideia ao profissional que você contratar e ele irá retratá-la no ambiente.
O mais importante, além da decoração é criar um ambiente funcional que atenda as necessidades da criança, com espaços separados, mesmo que não seja fisicamente, para dormir, brincar, trocar de roupa. Não deixe a limitação das paredes, limitar suas ideias, mesmo em pequenas áreas é possível delimitar os espaços do ambiente, através da disposição do mobiliário, tapetes, almofadas.


Menos é mais, mais é menos 
Quanto mais objetos, menos espaço para os brinquedos, que devem ser prioridade. Eles enfeitam o ambiente e passam um pouco da personalidade da criança, além de acrescentar cor e vida suficientes à decoração. Muitos móveis também podem inchar o ambiente de forma que não sobrará espaço para a criança brincar.

Muitos brinquedos não podem atrapalhar na organização do quarto? Na hora de organizar os brinquedos o projeto também fará muita diferença, caixas com rodízios, nichos nas paredes, baús, são soluções para manter o quarto sempre organizado e bem decorado.


Ações de segurança
Você já deve ter escutado a frase: “criança cega”. Diante disso, ações de segurança devem ser minuciosamente estudadas de forma, que os pequenos estejam a salvo nos momentos em que os papais estiverem distraídos. Antes de tudo, é preciso pensar em cada detalhe para manter os pequenos longe dos perigos domésticos. Tomadas devem ser protegidas e móveis com quinas perigosas devem ser descartados. Se seu uso for imprescindível, cubra os cantos com protetores de silicone. Atenção para os móveis com grades, principalmente berços, devem ser evitados espaços em que a cabeça das crianças possam ficar presas. Itens de decoração, que possam ser derrubados, quebrados, também devem ser evitados.

Quem mora em apartamento já deve saber que precisa colocar redes de proteção nas janelas e varandas. Sabemos que essas telas geralmente não se integram a decoração, portanto, dê preferência para uso da tela na cor preta, que na maioria do tempo fica camuflada. A manutenção dessas telas é essencial, por ficarem expostas acumulam toda sujeira e poluição do ar e a ultima coisa que você vai querer é seu bebê tendo contato direto com essas impurezas.

Cuidado com as cortinas
Criança, canetas, molhos e tecidos é uma combinação que geralmente não termina bem. Portanto, os tecidos de cortinas e estofados devem ser impermeabilizados, para o caso dos estofados pode-se usar capas, que podem ser lavadas e trocadas com maior frequência. No mais, é tentar segurar seu bebê e eliminar alguns itens dessa combinação quando você não estiver presente.
A escolha dos tecidos é peça importante na decoração, pois além do conforto a saúde das crianças também estará envolvida. A estampa do tecido é o menos importante, pode ser liso, listrado, floral, mas em todos os casos use sempre tecidos 100% algodão, principalmente para as peças mais usadas, como edredons, almofadas e jogos de lençol. Travesseiros, pelúcias também são produtos que devem ser adquiridos com cuidado, prefira produtos antialérgicos.
 Pisos e paredes
Quando se trata de piso para casas com crianças, a madeira é quase unanimidade entre os profissionais especializados. Isso porque fica bonito e facilita a limpeza, além de aquecer o ambiente. Uma ótima alternativa são os pisos vinílicos, por não ter juntas aparentes e sua baixa taxa de permeabilidade é um produto que acumula pouquíssima sujeira. 
Fuja do carpete, mesmo os produtos antialérgicos e laváveis não vão proporcionar ao seu bebê a limpeza ideal, a sujeira ficará escondida, a poeira ficará acumulada antes que você perceba. Nos casos em que não dá pra mudar o piso, faça uso de tapetes soltos a grande diferença para o carpete é que você pode programar a limpeza da peça em períodos regulares. 
E nas paredes? Quanto menos inventar melhor. As crianças vão sempre sujar as paredes mesmo que por brincadeira. Para minimizar esse problema, você pode criar um espaço dedicado para as “artes” do seu bebê? Outra solução é o uso de laminados nas paredes e de tintas laváveis, isso minimizará os estragos. 
Qualquer dúvida, não hesite, procure seu arquiteto ele terá sempre uma solução para seu ambiente.
Matéria inspirada na publicação de Vanessa Lima, do site Casa e Jardim


Igreja da Paz - Proposta de Concurso

Anteprojeto para concorrência do novo templo da igreja da paz de Fortaleza. O programa contempla um templo para 8 mil pessoas, um prédio administrativo com 21 salas, uma escola ministerial, um prédio infantil com 12 salas, um ginásio esportivo e um edifício garagem para 1200 veículos.


Internamente, a inspiração veio da Hilsong Church de Sydney, na Austrália, um teatro em formato retangular com cantos arredondados, que permite múltiplas utilizações para cultos e eventos de pequeno porte com cerca de 1000 pessoas, cultos de médio porte para cerca de 6 mil pessoas, utilizando-se somente a arquibancada inferior e cultos de grande porte para 8 mil pessoas fazendo uso de toda a estrutura incluindo as galerias, que são salas multiuso para aulas, treinamentos e/ou convenções, fechadas com divisórias retráteis. A principal vantagem desse formato é o processo de construção, separado em fases as etapas são executadas sem grandes prejuízos ou incômodos aos fiéis da igreja.
Hilsong Church Sydney

Planta baixa - térreo e 1º nível de arquibancada

Planta baixa - galeria

Planta baixa - galeria com salas multiuso

Imagem 3d - Vista do palco a partir da galeria

Fachada proposta




Quarto do Álef

Alvinegro desde que foi gerado, o Álef virá ao mundo em breve e o quarto do mais novo alvinegro está sendo preparado para receber mais um craque. Inspirado no futebol o quarto tem trocador em formato de um campo de futebol, um mini-vestiário do craque, papel de parede com bolas multiformes, mas tudo isso sem perder a sutileza necessária para o quarto de um bebê.
Álef é um nome de origem hebraica, na verdade trata-se da primeira letra do alfabeto hebraico, que significa selo de Deus e essa letra abre o acróstico do Salmo 119. Essa referência foi marcada na parede de frente ao berço com o desenho da letra em sua forma original no hebraico e os primeiros versículos do salmo 119.
O resultado do projeto você confere abaixo e em breve as fotos da obra também estarão aqui...
Quem disse que quarto de bebê menino tem que ser azul? Por que não pode usar preto e branco na decoração de quarto de bebê? O projeto do quarto do Álef comprova, que é possível sim sair do lugar comum e ousar na decoração de quartos de bebê.
As referências ao esporte estão por toda parte, na cortina com bolas de futebol, na pelúcia, no mini-vestiário montado sobre o trocador, que abriga a camisa do Ceará Sporting Club, no trocador em forma de campo de futebol, nos nichos em formato redondo no painel de MDF na cabeceira do berço.
Embora o tema do quarto seja futebol, o projeto foi pensado para que o ambiente fosse agradável, confortável e aconchegante para um recém-nascido, para conseguir isso o projeto de iluminação foi pensado cuidadosamente. Diferentes tipos de iluminação foram adotadas de forma que o bebê e os papais ficassem confortáveis na rotina de tarefas que um recém-nascido exige, como troca de fraldas e banhos.
Falando em banho, sobre a área da banheira a iluminação foi trabalhada de forma especial, com uso de lâmpadas LED RGB para cromoterapia no bebê. A iluminação indireta na sanca do painel de MDF garante a iluminação geral usada para as tarefas que exigem uma iluminação mais eficiente, enquanto, mini-dicróicas proporcionam ao bebê um ambiente relaxante para os momentos de amamentação.

O nome do bebê, como citado anteriormente, é de origem hebraica e foram usadas referências na decoração que remetem ao nome Álef (primeira letra do alfabeto hebráico, significa selo de Deus) e como o pai do bebê teve revelação do nome através da Bíblia: "em uma manhã, quando minha esposa estava nas primeiras semanas de gravidez, ainda nem sabíamos o sexo do bebê, acordei 5h30 da manhã com um frase martelando minha cabeça, "lâmpada para meus pés, luz para meus caminhos" sabia que se tratava de um versículo da palavra de Deus e resolvi levantar para procurar, foi então, que vi que essa frase estava em um versículo do salmo 119. Quando abri a bíblia no salmo 119 a primeira palavra que leio é Álef e naquele momento ficou claro, que nosso bebê era um menino e qual seria seu nome" relatou o pai do bebê.

Bella Nina - Monsenhor Tabosa

Projeto de reforma e ambientação da primeira loja Bella Nina em Fortaleza/CE, localizada no Fashion Shopping da Av. Monsenhor Tabosa.
Para retratar a feminilidade da clientela a sinuosidade do desenho no papel de parede e as cores marcantes das cortinas dos provadores. A iluminação também foi algo planejado com cuidado, para oferecer a qualidade de luz necessária para demonstração dos produtos, com a perfeita reprodução das cores presentes nas peças do mostruário.
Os tons madeirados são usados nos pisos e em parte do mobiliário com o propósito de proporcionar as clientes uma sensação aconchegante, além do conforto, peças de qualidade e atendimento diferenciado.
Podemos observar também a perfeita integração entre o espaço físico da loja e a linguagem da identidade visual da marca, criada pela Skilter, comandada pelo Designer Tiago Freitas.
Confira algumas imagens de como ficará as instalações da Loja Bella Nina:






Vejam como ficou as instalações da Bella Nina, que já está em pleno funcionamento no Fashion Shopping na Av. Monsenhor Tabosa.


Sala de Jantar integrada ao Estar.

A inclusão da sala de jantar no espaço de estar multiplicou a área útil do ambiente e permitiu que a arquiteta Monique Graja ousasse na decoração.

Com relação ao projeto luminotécnico, foram necessários três tipos de lâmpadas para chegar ao efeito desejado e valorizar cada local de forma correta: dicroicas, incandescentes e o modelo “bolinha”.

Veja o resultado: