Um olhar ao nosso redor sob a ótica da acessibilidade

image
Você já percebeu, que somente quando temos alguma dificuldade de locomoção é que percebemos quantos obstáculos vencemos, em nossa trajetória diária?
 
image

Você já conviveu ou convive com alguém com problemas de mobilidade?...
 
image
 


 
...Deve ter percebido que nossos espaços nem sempre estão adequados para eles!
 
image


Uma evolução no entendimento do conceito de acessibilidade, faz com que se passe a não restringir esse conceito somente aos «cadeirantes», na nova lei foram inclusos os idosos, as crianças, os deficientes visuais e auditivos, os obesos e pessoas com mobilidade reduzida temporária.
image
...permitir que os clientes ou cidadãos possam circular com segurança...
image


A produção arquitetonica, atualmente, não só respeita essas necessidades como também passou a ser promotora das adequações dos edifícios, melhorando os acessos, reformulando os ambientes sanitários e de circulação, conforme preconiza a legislação e as Normas Técnicas Brasileiras,
imageA garantia de acessibilidade esta prevista em lei e depende da eliminação de barreiras, principalmente em acessos, áreas de circulação horizontal e vertical (corredores, rampas e escadas), aberturas (portas e janelas), sanitários, vestiário, piscinas e mobiliários tais como telefones, balcões, bebedouros, etc.



image

É importante destacar que 14,5% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência (Visual, motora, auditiva, física ou mental). Outro dado relevante é a taxa de 8,5% da população brasileira com mais de 60 anos, e a previsão para 2050 é que os idosos representarão 21% da população (IBGE 2000).
O Decreto 5296 de 2004 determina que todos os edifícios de uso coletivo, público ou privados, e espaços urbanos se adaptem, a fim de apresentar todas as condições de acessibilidade.
image
O acesso a um restaurante, a uma padaria ou a um farmácia tem que ser para qualquer cidadão, que assim desejar ou precisar.

image
Permitir que todas as pessoas possam acessar qualquer ambiente privado ou publico, é uma obrigação legal e um compromisso social. Demanda a preocupação com a construção de uma sociedade demimageocrática.

 
 
 
 
 
 
...permitir que os clientes ou cidadãos possam circular com segurança...
image
...utilizar o banheiro com ou sem auxílio, dependendo somente de sua capacidade motora...
image
...Sair e circular sem depender de ninguém ou correr riscos...
image
A proposta de uma arquitetura inclusiva é a missão da OBRAMESTRA arquitetura|design.
Nossas propostas de trabalho:
Adequação de ambiente às necessidades do ser humano com necessiadades especiais em ambientes residênciais.
Adequação de edificações comerciais ao que é definido em lei para ser um ambiente acessível.
Prepare-se para a copa de 2014, adequando seu ambiente de trabalho, de hospedagem ou seu restaurante para receber todos os turistas que virão.
As imagens são de autoria do livro