Família Siqueira - Suite

Por se tratar de um casal da melhor idade, o projeto de reforma e ambientação de interiores, da suíte master da Família Siqueira, tinha que contemplar mais que o fator estético. Outros fatores como acessibilidade, automação, iluminação natural, ventilação cruzada e umidade eram fatores preponderantes no projeto. 

Várias medidas foram adotadas, para que cada uma das necessidades dos clientes fosse atendida. A bitola mínima de 80cm para as portas de acesso ao quarto, closet e banheiro foi a primeira dessas medidas. As janelas também mereceram atenção especial e com grande contribuição do proprietário, engenheiro civil, foi projetada uma esquadria mista de madeira maciça, com uma folha de abrir em veneziana, outra folha de vidro alternando entre peças fixas e de abrir e uma terceira folha fixa, com tela mosquiteiro, que por sua vez é removível, para facilitar a limpeza, dessa forma, para que tudo isso fosse possível peitoris e forramentos foram adaptados para permitir a fácil remoção. 



A residência, mesmo estando muito próximo ao litoral, se encontra no alto de uma pequena serra e a alta umidade era algo que merecia atenção especial, para evitar que o mofo tomasse de conta do ambiente. Para isso, a ventilação cruzada e a iluminação natural proporcionada pelas esquadrias já seria uma primeira medida, mas a pedido dos proprietários os materiais usados também na ambientação também tinham que ser resistentes à umidade e de fácil limpeza. Uma forma encontrada foi utilizar porcelanato na cabeceira da cama, substituindo o tradicional estofado de tecido. Outra medida, para evitar umidade foram lâmpadas dicroicas, instaladas no interior dos armários, de forma a provocar intencionalmente o aquecimento da estrutura de MDF e são acesas sempre que as portas dos armários são abertas.