Residência Unifamiliar - Halysson e Elisângela

A edificação existente foi construida em um lote poente, portanto tinha sua fachada voltada para Oeste, com os dormitórios voltados para Norte. Para Leste estava voltada a área de serviço, desperdiçando a melhor ventilação. A taxa de ocupação da edificação existente era de 9o%, toda coberta com laje, impedindo a entrada e a circulação dos ventos entre os ambientes.
A exigência do casal proprietário no programa de necessidades era ter uma casa ventilada, garagem confortável para guardar os carros da familia, uma suíte para o casal, quarto para os filhos próximos ao do casal e mais um quarto de hóspedes. Para solucionarmos o problema da garagem demolimos a suíte existente no térreo, juntamente com o banheiro social. Para viabilizar o acesso ao pavimento superior foi demolida a laje do outro dormitório, que passou a ser utilizado como sala.A exigência da ventilação foi resolvida com a inversão da edificação, posicionando a fachada para o leste e a área de serviço para oeste. Com essa intervenção ganhamos uma ampla sala em "L", com vãos de janelas estrategicamente posicionados para possibiliar ventilação cruzada. Outra intervenção executada para melhorar a ventilação foi a criação de um fosso atrás do banheiro social, que foi reposicionado para adequar-se ao novo layout. A área de serviço que foi descolacada para a frente do lote é composta por paredes vazadas, com combogós pré-moldados de concreto pintados com tinta acrílica premium na cor branca, essa medida possibilita um melhor conforto térmico, já que permite a circulação de ar, mas ao mesmo tempo essa área recebe o sol poente. No pavimento superior, que foi criado para abrigar a área intima da residência, posicionamos a suíte do casal para Leste, com uma varanda privilegiada que dá vista para o jardim e o lounge criados nos fundos do lote. Ainda no pavimento superior, temos um mezanino, que se prolonga até o terraço. O terraço que é parcialmente coberto, recebe Sol Poente, mas um jardim criado a frente do quarto de hóspedes proporciona melhor conforto térmico. Como o casal possui filhos pequenos, projetamos guarda-corpos em metalon e vidro para proporcionar maior segurança, já que é praticamente todo fechado.

Na fachada externa, eliminamos um vão existente, removendo os pergolados pré-moldado em concreto e rebaixamos o muro para 3,00 metros de altura. O portão de pedestres também foi removido, assim como o revestimento cerâmico. Por sua vez, criamos uma esquadria a base de tubos de PVC, preenchidos com concreto e acabamento em pintura sintética na cor laranja. Foram criados também três falsos pilares, que receberam revestimento em tijolo branco, pintados com tinta acrílica premium na cor laranja.
A Coberta tem inclinação de 35% e foi inteiramente remodelada, mudamos o sentido do caimento, implantando duas quedas d'águas caindo uma para frente do lote e outra para os fundos. O terraço que não é totalmente coberto recebeu impermeabilização em manta asfáltica, antes da aplicação do revestimento em pedra cariri. A laje de cobertura da caixa d'água também recebeu impermeabilização, mas por ser uma área sem fluxo constante, recebeu manta em alumínio.

Ambientação - Alexandre e Ingrid

O primeiro apartamento desse casal, recém casado, tinha que aliar ao mesmo tempo funcionalidade e conforto, para receber os amigos e para ser usufruido pelo casal.

Dentro de uma linha que não abusasse da ousadia, a pedido dos proprietários, foram utilizados móveis predominantemente brancos com detalhes madeirados, como forma de proporcionar maior sensação de conforto e acolhimento.

Na sala foi criado um detalhe decorativo em MDF na parede sobre o sofá vermelho, que tem almofadas brancas com bordados em vermelho mesmo tecido que reveste o puff.
Na cozinha, os espaços foram amplamente explorados, como podemos observar na instalação de um nicho sob a bancada. Partindo da bancada da cozinha americana, criamos a mesa de jantar em vidro bisotado 10mm apoiado sobre um pé em aço escovado, que proporcionou sofisticação sem que o ambiente ficasse carregado.
Na circulação aproveitamos a boneca da porta para criarmos um nicho, com iluminação embutida.
No quarto do casal, iluminação indireta e luminárias direcionáveis deixaram o pequeno ambiente aconchegante.

O guarda-roupas com portas de correr em vidro, dão transparência ao ambiente e proporcionam sensação de amplitude.